Super user

Super user


Notice: Undefined property: Joomla\CMS\Object\CMSObject::$description in /home/ativibiz/public_html/novo/home/templates/ts_news247/html/com_k2/templates/default/user.php on line 59

   A diretoria das escolas municipais de Pedro leopoldo fizeram um levantamento para conferir quais as familias de alunos, que  necessitavam de receber um reforço de alimentação, serão cerca de 900 crianças que as famílias receberão os kits alimentação, as merendas, as entregas serão a partir de quarta feira.

  Equipes estão sendo formadas  nas escolas, que  agendarão os horários, para que os beneficiados possam buscar seu kit, sem riscos de aglomeração.

1. CASO SUSPEITO DE DOENÇA PELO CORONAVÍRUS 2019 (COVID-19)

  • Situação 1 – VIAJANTE: pessoa que, nos últimos 14 dias, retornou de viagem internacional de qualquer país E apresente:

    • Febre E
    • Pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia) ; OU

  • Situação 2 – CONTATO PRÓXIMO: pessoa que, nos últimos 14 dias, teve contato próximo de caso suspeito ou confirmado para COVID-19 E apresente:

    • Febre OU
    • Pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia).

2. CASO PROVÁVEL DE DOENÇA PELO CORONAVÍRUS 2019 (COVID-19)

  • Situação 3 – CONTATO DOMICILIAR: pessoa que, nos últimos 14 dias, resida ou trabalhe no domicílio de caso suspeito ou confirmado para COVID-19 E apresente:

    • Febre OU
    • Pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia) OU
    • Outros sinais e sintomas inespecíficos como: fadiga, mialgia/artralgia, dor de cabeça, calafrios, gânglios linfáticos aumentados, diarreia, náusea, vômito, desidratação e inapetência.

3. CASO CONFIRMADO DE DOENÇA PELO CORONAVÍRUS 2019 (COVID-19)

  • LABORATORIAL: caso suspeito ou provável com resultado positivo em RT-PCR em tempo real, pelo protocolo Charité.

  • CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO: caso suspeito ou provável com histórico de contato próximo ou domiciliar com caso confirmado laboratorialmente para COVID-19, que apresente febre OU pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios, nos últimos 14 dias após o contato, e para o qual não foi possível realizar a investigação laboratorial específica.

4. CASO DESCARTADO DE DOENÇA PELO CORONAVÍRUS 2019 (COVID-19)

  • Caso que se enquadre na definição de suspeito E apresente resultado laboratorial negativo para SARS-CoV2 OU confirmação laboratorial para outro agente etiológico.

5. CASO EXCLUÍDO DE DOENÇA PELO CORONAVÍRUS 2019 (COVID-19)

  • Diante do aumento de registros na base de dados do FORMSUS2, serão classificados como excluídos aqueles que apresentarem duplicidade OU que não se enquadram em uma das definições de caso acima.

6. CASO CURADO DA DOENÇA PELO CORONAVÍRUS 2019 (COVID-19)

  • Diante das últimas evidências compartilhadas pela OMS e países afetados, o Ministério da Saúde define que são curados:

    • Casos em isolamento domiciliar: casos confirmados que passaram por 14 dias em isolamento domiciliar, a contar da data de início dos sintomas E que estão assintomáticos.

    • Casos em internação hospitalar: diante da avaliação médica.

    Observação: a liberação do paciente deve ser definida de acordo com o Plano de Contingência local, a considerar a capacidade operacional, podendo ser realizada a partir de visita domiciliar ou remota (telefone ou telemedicina).

Como se proteger

  • Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão ou então higienize com álcool em gel 70%.
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
  • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
  • Mantenha uma distância mínima cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
  • Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote uma onda amigável sem contato físico, mas sempre com sorriso no rosto.
  • Higienize com frequência o celular e brinquedos das crianças.
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
  • Evite aglomerações e mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
  • Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente, idosos e doentes crônicos e fique em casa até melhorar.
  • Durma bem, tenha uma alimentação saudável e faça atividade física.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e o líder do Comitê Olímpico Internacional (COI, Thomas Bach, aceitaram adiar por cerca de um ano a realização dos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, em razão das preocupações de realizar o evento em meio à pandemia do coronavírus.

A jornalistas, o premiê disse que recebeu apoio para a proposta de adiar o 

os Jogos que deveriam começar em julho após conversar com o presidente do COI. "Os Jogos Olímpicos não serão cancelados", reforçou Abe.

 

 

O município não conta com nenhum caso confirmado de coronavírus.

No total, até o momento, foram registrados 79 casos suspeitos, sendo 6 descartados.

A Prefeitura de Pedro Leopoldo pede que a população mantenha o isolamento social e reforce os cuidados para evitar a contaminação.

O que é coronavírus? (COVID-19)

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1...

 

O que você precisa saber e fazer.
Como prevenir o contágio:

 

  • Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.

  • Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.

  • Evite aglomerações se estiver doente.

  • Mantenha os ambientes bem ventilados.

  • Não compartilhe objetos pessoais.

Os pacientes acamados continuaram a receber, neste sábado, 28, as vacinas contra a gripe.

A ação da Prefeitura de Pedro Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, começou no início da semana e deve ser concluída nos próximos dias. Cerca de 230 pessoas serão visitadas.

Os familiares de pacientes acamados que precisarem deste atendimento devem entrar em contato pelo telefone 3662-1431 para agendar a vacinação.

Foto: Carlucio Ribeiro

Subiu para 3.904 os casos confirmados de coronavírus no Brasil. O número de óbitos também aumentou para 111. De acordo com informações repassadas pelos estados ao Ministério da Saúde, até as 16h deste sábado (28), as mortes estão localizadas nos estados do Amazonas (1), Ceará (4), Pernambuco (5), Piauí (1), Rio de Janeiro (13), Goiás (1), Paraná (2), Santa Catarina (1) e Rio Grande do Sul (2). São Paulo continua registrando o maior número de casos e de mortes, são 84 óbitos no estado.
Durante a coletiva, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, explicou que agora é um momento que o Brasil precisa se unir e andar na mesma direção para passar pela crise com o menor estrago possível. "Precisamos ter racionalidade e não nos mover por impulso. Vamos nos mover pela ciência, pela parte técnica, com planejamento e pensando em todos os cenários. Não podemos agir pensando individualmente, mas coletivamente. É hora da União, estados, municípios e população estarem bem alinhados para enfrentarmos juntos essa fase ruim", explicou Mandetta.

Medidas de isolamento

O Ministério da Saúde promoverá reuniões durante a semana com as secretarias estaduais e municipais de saúde para traçar planos que contemplem a saúde e a economia ao mesmo tempo, de forma sincronizada. O momento de isolamento social se faz necessário para que o Sistema Único de Saúde (SUS) tenha tempo de preparar melhor a estrutura e os profissionais de saúde, o que deve ajudar a reduzir os casos de pessoas infectadas e, principalmente, óbitos.

"O tempo que nós temos para nos prepararmos melhor é agora. Temos que regularizar o abastecimento correto dos Equipamentos Individuais de Proteção (EPIS) para os profissionais de saúde, caso contrário vamos rapidamente perder força de trabalho e teremos muita dificuldade. Agora temos que poupar o sistema de saúde e não sobrecarregá-lo", ponderou Mandetta.

Durante a semana, a pasta observará e alinhará os parâmetros conforme a necessidade de cada estado para que economia e saúde andem juntos. "Onde for preciso apertar ou afrouxar mais nós faremos, mas sempre juntos. Vamos com ética, disciplina e foco. Estou com os cabeças brancas da medicina andando comigo. Agora é hora de unir todo mundo, vamos ter dias difíceis, mas podemos amenizá-los muito", concluiu o ministro.

Para manter a população informada a respeito dos casos e óbitos, o Ministério da Saúde atualiza diariamente os dados na plataforma de dados do coronavírus. O painel traz as informações e permite uma análise do comportamento do vírus com o passar do tempo, além de um gráfico de dados acumulados apontando a curva epidêmica da doença.

1

Luan Santana

O cantor postou uma foto mostrando o novo visual sem barba e disse que para prevenir estava em casa e sem barba, e que ali o coronavírus não tinha vez. O cantor ainda desafiou o Padre Fábio de Melo a fazer o mesmo.

2

Danilo Gentili

O apresentador revelou que recebeu orientação de um primo médico de que era melhor tirar a barba e disse que tinha feito para que o coronavírus não ficasse preso nos pelos. O artista desafiou o primo a fazer o mesmo e brincou que estava mais barbeado que a Playboy da Galisteu.

3

Felipe Andreoli

O apresentador postou um vídeo retirando a barba e disse que foi um pedido da esposa, Rafa Brites. O artista disse que não custava nada fazer isso, visto que os infectologistas já disseram que a barba tem mais chances de reter o vírus.

4

Tirullipa - Everson Silva

5

Marcos, da dupla com Belutti

6

Bruninho, jogador de vôlei

7

Wallace Leandro

6

Cartolouco

A pandemia de coronavírus que ganhou escala no mercado de Wuhan, na China, e contaminou todos os continentes do planeta pode ter começado a partir de um pequeno mamífero de hábito noturno: o pangolim.

Ele pode ter servido de hospedeiro intermediário, já que o coronavírus não conseguiria fazer o salto adaptativo direto dos morcegos para os humanos. Precisaria de uma espécie para se recombinar, sofrer mutações e a partir daí poder infectar humanos. É o que mostra um estudo publicado na revista "Nature" ontem, feito por pesquisadores da Universidade de Hong Kong.

Outros estudos no mês passado já indicavam uma associação entre os pangolins e o coronavírus, mas este estabeleceu uma correspondência genética entre o vírus que já matou 23 mil pessoas ao redor do mundo desde o início da pandemia e outros tipos de coronavírus encontrados no animal. Os cientistas identificaram a relação bastante próxima entre os vírus em espécimes apreendidos em uma operação contra o tráfico de animais no Sudeste Asiático. A proximidade do genoma está entre 85% e 92%.

 

Além disso, há um rastro genético de suscetíveis mutações que liga os coronavírus dos pangolins, dos morcegos e dos humanos.

O sequenciamento genético associou duas linhagens de coronavírus do pangolim ao nosso coronavírus. "A descoberta de múltiplas linhagens de coronavírus e suas similaridades ao SARS-CoV-2 (vírus da pandemia) sugere que os pangolins devem ser considerados possíveis hospedeiros e devem ser removidos dos mercados de animais silvestres para prevenir a transmissão de animais para humanos", conclui a publicação.

O primeiro surto em Wuhan aconteceu no setor de frutos do mar do mercado, que  vende animais domésticos vivos e também animais silvestres. As autoridades sanitárias da China tentaram localizar a origem da transmissão, mas com o bloqueio do mercado não tiveram sucesso, o que dificulta a descoberta da origem da pandemia.

O pangolim (Manis javanica) é típico das florestas da Malásia. A espécie está ameaçada de extinção e é uma das mais traficadas da Ásia, sua carne é considerada uma iguaria e as escamas são usadas na medicina tradicional asiática e africana.

CNNBRASIL

A expansão do novo coronavírus (Covid-19) e seus desdobramentos na sociedade está fazendo com que diversos atores da sociedade precisem agir de forma proativa para contribuir com governos e organizações de saúde que estão se empenhando para mitigar ao máximo os efeitos da doença, que até o momento já contagiou 414 mil cidadãos espalhados pelo mundo e vitimou milhares de pessoas. 

E as empresas de tecnologia estão incluídas entre as organizações que demonstraram algum tipo de suporte para combater a pandemia, seja contribuição monetária, uso gratuito de suas tecnologias ou doação de equipamentos de proteção como máscaras e luvas. 

 Confira as doações divulgadas por algumas das marcas do setor: 

 Alibaba 

 O cofundador Jack Ma anunciou a doação de 500 mil kits de teste e 1 milhão de máscara para os Estados Unidos. Já para a Europa, Ma se comprometeu a doar 2 milhões de máscaras. 

  Amazon 

 A companhia contratará 100 mil novos funcionários
nos Estados Unidos para atender a demanda de entrega que certamente
acontecerá devido ao período de isolamento social. Em paralelo, a
companhia está expulsando vendedores que estão praticando preçoes abusivos em produtos como álcool gel e máscaras, além de priorizar a entrega de itens essenciais. 

 A gigante de Cupertino destinou US$ 15 milhões para combater o Covid-19, valor que será dividido entre o tratamento de pessoas contagiadas como na diminuição do impacto social e econômico causado pela pandemia. A fabricante também se comprometeu a dobrar o valor das doações feitas por seus funcionários. A Apple também doou 10 milhões de máscaras para os EUA e pretende doar "outros milhões" para a Europa. 

 Cisco 

 A firma investirá US$ 8 milhões em dinheiro e US$ 210 milhões em produtos para a Organização Mundial da Saúde e outras entidades globais que estão combatendo a pandemia. 

 Dell 

 Para a China, a companhia doou US$ 1,1 milhão para tarefas como compra de materiais de proteção e auxiliando em melhorias tecnológicas para que os hospitais de regiões mais atingidas pudessem usar sua infraestrutura para auxiliar no tratamento do vírus. 

 


Curso de formação continuada em práticas de alfabetização é gratuito e pode ser realizado por qualquer interessado

Cerca de 15 mil pessoas já se inscreveram no curso de formação continuada em práticas de alfabetização. A capacitação gratuita, oferecida on-line, faz parte do programa Tempo de Aprender, lançado pela Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério da Educação (MEC) em fevereiro de 2020.

O curso busca proporcionar a aquisição de conhecimentos, habilidades e estratégias que auxiliem os desafios do ciclo de alfabetização.

Assessor da Sealf, Wiliam Cunha ressaltou que o material foi preparado com base em evidências científicas. “É um material extremamente prático que mostra as estratégias para que a aprendizagem das crianças ocorra com sucesso”, explicou.

O conteúdo pedagógico foi validado por uma equipe de mais de vinte especialistas. A arte, diagramação, edição e manutenção da plataforma online, feita pelo Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (Labtime), da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Com carga horária de 30 horas, o curso se divide em oito módulos que tratam de temas como conhecimento alfabético, fluência, vocabulário e compreensão.

Qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre o processo de alfabetização pode se inscrever. Com a suspensão temporária das aulas escolares, a capacitação pode ser uma boa oportunidade de estudo. “Estamos estimulando pais a fazerem o curso para aplicarem neste momento com seus filhos”, destacou Wiliam Cunha.

Para se inscrever basta seguir as instruções descritas pela Secretaria de Alfabetização no portal.

Tempo de Aprender - Idealizado pela Secretaria de Alfabetização do MEC, o programa Tempo de Aprender, tem o objetivo de apoiar, aperfeiçoar e valorizar a formação de professores e gestores escolares do último ano da pré-escola e do 1º e 2º anos do ensino fundamental.

O programa foi construído com base em um diagnóstico realizado pelo MEC, no qual foram detectadas as áreas da alfabetização que necessitam de mais investimentos.

O Tempo de Aprender conta com quatro eixos e 10 ações efetivas que têm por objetivo dar aos alunos, já nos primeiros anos de estudo, a formação básica de qualidade necessária para que exerçam a cidadania e alcancem o sucesso profissional. A formação continuada de profissionais da alfabetização é uma das ações do programa.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Educaçã

Página 1 de 3