Super user

Super user

Pedro Leopoldo se prepara para eleição da nova composição do conselho tutelar. No próximo dia 6 de outubro acontecem as eleições unificadas para escolher os conselheiros tutelares de Pedro Leopoldo para o quadriênio 2020-2023.

Este ano a votação em Pedro Leopoldo será feita por urnas eletrônicas pela primeira vez, conferindo mais legitimidade e segurança ao processo. Importante salientar que poderão votar nas urnas eletrônicas somente aqueles que tiraram o título de eleitor antes do dia 5 de julho de 2019.

No total são 17 candidatos aptos a serem votados em Pedro Leopoldo, que podem fazer campanha por diversos canais, incluindo redes sociais, situação que nunca houve impedimento, uma vez que a Lei sobre o tema, de 2015, não fala em vedação deste ato. Pratique a cidadania e participe da votação!

 

Tomaram posse nesta quinta-feira, 12 de setembro, no Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), cinco desembargadores que vão recompor as turmas julgadoras de quatro câmaras. São eles: Bruno Terra Dias, Octávio de Almeida Neves, Glauco Eduardo Soares Fernandes, Lailson Braga Baeta Neves e Jaqueline Calábria Albuquerque.

O ato foi conduzido pelo presidente da Casa, desembargador Nelson Missias de Morais, e foi prestigiado por colegas, familiares e amigos dos magistrados que assumem os cargos. O grupo foi promovido em sessão do Órgão Especial realizada na quarta-feira, 11 de setembro.

O desembargador Bruno Terra Dias passa a integrar a 6ª Câmara Criminal; e o desembargador Glauco Eduardo Soares Fernandes, a 4ª Câmara Criminal. O desembargador Octávio de Almeida Neves ingressa na 15ª Câmara Cível e a desembargadora Jaqueline Calábria Albuquerque foi designada para a 10ª Câmara Cível. O desembargador Lailson Braga Baeta Neves passa a compor a 18ª Câmara Cível.

A promoção dos desembargadores Glauco Eduardo Soares Fernandes e Jacqueline Calábria Albuquerque se deu pelo critério de antiguidade. Os desembargadores Bruno Terra Dias, Octávio de Almeida Neves e Lailson Braga Baeta Neves foram promovidos ao cargo por merecimento.

TJMG, Nelson Missias de Morais, e o 1º vice, Afrânio Vilela, ao lado dos novos desembargadores: Bruno Terra Dias, Glauco Eduardo Soares Fernandes, Octávio de Almeida Neves, Jaqueline Calábria Albuquerque e Lailson Braga Baeta Neves

      Dois indivíduos foram interceptados na rua Pedro Cândido, a bordo de uma motocicleta. Assim que visualizaram a viatura e  tentaram fugir mas foram alcançados pelos militares.

      Com um cidadão de 33 anos foi encontrado R$179,00 reais em dinheiro e uma bucha de cocaína. Com o outro cidadão de 47 anos foi localizado uma bucha de maconha. J.F.D.S (33 ANOS) disse ter adquirido a droga com N.D.J.L (47 anos) e que teria pago 10,00 reais pela substância.

     Durante buscas na localidade foi localizado em um buraco de árvore um pote contendo 14 pinos de cocaína e anotações referentes a uma possível contabilidade referente ao tráfico ilícito de entorpecentes.

     Próximo a uma residência foi localizado (04) pinos de cocaína vazios, na residência de N.D.J.L foi localizado também saquinhos de chup-chup utilizados comumente para embalar drogas. A dupla e os materiais encontrados seguiram para serem apresentados ao delegado de plantão para as providências cabíveis ao caso .

 

     A criminalidade em Pedro Leopoldo tem reduzido significativamente. A informação é da própria Polícia Militar e tem como base os dados oficiais do REDS - Relatório de Eventos de Defesa Social -, uma ferramenta estratégica e operacional que monitora os indicadores da criminalidade através de um sistema integrado de segurança pública.De acordo com a 11ª Companhia PM Independente, que atua em Pedro Leopoldo, o índice de crimes violentos em julho deste ano reduziu cerca de 45% com relação ao mesmo mês de 2018. O número de homicídios caiu ainda mais. Foram 75% a menos no comparativo entre os períodos citados. Os roubos consumados também tiveram uma queda de quase 40% comparando o mês de julho de 2018 com julho de 2019. A comprovação do efetivo trabalho dos órgãos de segurança do município se mostra também nos resultados referentes à apreensão de drogas. Foram 15% a mais de maconha apreendida de acordo com a PM.Segundo o Tenente Coronel Rodrigues, comandante da 11ª Cia. Polícia Militar, de janeiro a agosto de 2019, comparando ao mesmo período do ano anterior, a redução de homicídios foi de 64% e a de crimes violentos de 30%, com prisão dos principais envolvidos.O trabalho conjunto entre as instituições de segurança é essencial para esta diminuição do percentual de crimes e a Secretaria de Segurança Pública de Pedro Leopoldo tem sido ator preponderante nesta parceria. “Esta redução dos índices de criminalidade deve-se ao dedicado e arrojado trabalho integrado realizado pelas polícias Militar e Civil para que esses fatos delitivos apresentem reduções. De suma relevância também o inconteste apoio da Guarda Civil Municipal na prevenção primária na cidade -, que se traduz em um apoio notadamente importantíssimo na segurança das pessoas. A queda nos índices de roubo e homicídio demonstra a importância desse trabalho integrado entre essas forças de segurança em Pedro Leopoldo”, destacou o Secretário de Segurança Pública de Pedro Leopoldo, Coronel Alberto Luiz. Uma boa notícia : Como parte das ações que visam proporcionar mais segurança para os moradores de Pedro Leopoldo e baixar ainda mais os índices de criminalidade no município, estão bastante adiantadas as ações para a instalação do “Olho Vivo” na cidade. Representantes da Secretaria Municipal de Segurança Pública tem se reunido com frequência com a equipe Técnica da Diretoria de Tecnologia e Sistema da Polícia Militar e estão bem alinhados quando ao projeto do Sistema de Videomonitoramento para Pedro Leopoldo. O projeto da Prefeitura contempla a instalação de 27 pontos de Videomonitoramento em vias públicas e 70 em prédios públicos.

       Os funcionários dos Correios entraram em greve geral por tempo indeterminado. A greve foi decretada na noite desta terça-feira (10) em assembleias realizadas em diferentes estados do país.

      Até por volta das 13h desta quarta, sindicatos de 20 estados e do DF confirmavam ter aderido à greve.A Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect) e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) afirmam que a greve é geral e que todos os 36 sindicatos de trabalhadores dos Correios aderiram ao movimento.

      Em nota, a direção dos Correios afirma que a paralisação é parcial e já colocou em prática um "plano de continuidade de negócios para minimizar os impactos à população". A categoria pede reposição da inflação do período e é contra a privatização da estatal, que foi incluída no mês passado no programa de privatizações do governo Bolsonaro.  Os trabalhadores querem também a reconsideração quanto a retirada de pais e mães do plano de saúde, melhores condições de trabalho e outros benéficios.

A Câmara Municipal de Pedro Leopoldo realizou, na noite desta segunda-feira (09), a cerimônia de entrega de Moções de Parabéns. A solenidade teve início logo após a 31ª Reunião Ordinária, no plenário Vereador Magno Claret Vieira. 


Foram agraciados os responsáveis pela realização do Festival de Luz 2019, parabenizando organizadores, membros da Orquestra Cachoeira Grande e restaurantes participantes do Circuito Gastronômico.

O Festival de Luz é organizado pela Fundação Cultural Chico Xavier instituída em 2005 na cidade de Pedro Leopoldo e que tem objetivo de divulgar os valores presentes na vida e obra do pedroleopoldense Chico Xavier.

O Presidente da Câmara Municipal de Pedro Leopoldo, Paulinho da Farmácia, ressaltou a importância das homenagens como forma de reconhecimento pelo belo trabalho prestado.

“Essas pessoas, por meio de ações em benefício ao próximo ou através de exemplos de conduta, proporcionam um bem inestimável aos munícipes e sempre serão inspirações para todos nós. O Festival de Luz faz parte de Pedro Leopoldo e da história do nosso município e é sempre bom homenagear pessoas tão queridas”, concluiu.

      A equipe de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde promove neste sábado, 14, vacinação contra o Sarampo na Escola Heitor Cláudio de Sales, na Avenida Vereador Magno Claret, 498, em Lagoa de Santo Antônio de 08:00 às 16:00 horas.

     A ação é preventiva e visa atender também aqueles que não podem ir aos postos de saúde em dias de semana. A vacina está disponível nos pontos de vacinação da cidade durante todo o ano, de segunda à sexta-feira. 

    Se você faz parte do público-alvo, previna-se.

 

O I Seminário de Música Vocal de Pedro Leopoldo acontece de 21 de setembro a 6 de outubro. A ficha para inscrição está disponível na Biblioteca Pública Municipal e pode também ser solicitada por meio do endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Considerando o cenário altamente produtivo associado à música vocal na cidade de Pedro Leopoldo, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, promove o I Seminário de Música Vocal do município. O objetivo é ampliar em um curto período, o conhecimento do fazer musical vocal, enfocando sobretudo em aspectos que delineiem a prática de repertório coral. Com oficinas que giram em torno de eixos temáticos diferentes, que vão desde higiene vocal à expressividade na música coral, o projeto oportunizará o contato com profissionais específicos da área de canto, regência e fonoaudiologia, além da troca de experiências entre os músicos locais. “A música em Pedro Leopoldo pode ser considerada a manifestação artística com maior número de adeptos. Ela está presente na Capoeira, no Congado, no Boi da Manta, nos templos, nos bares e em praticamente toda manifestação cultural do município. Se por um lado temos iniciativas para a produção instrumental, como o Chamamento Público para Bandas e Orquestra, por outro é necessário desenvolver atividades que promovam o encontro entre área técnica da música vocal e os inúmeros cantores da cidade. Esperamos que esta ação seja enriquecedora e convidamos todos a soltarem a voz no Seminário!”, disse o Gerente de Cultura de Pedro Leopoldo, Misael Elias.

Na organização do evento estão Ana Carolina Malaquias, regente titular e arranjadora do Coral Luiz Gonzaga e Coro Infanto-juvenil Luiz Gonzaga e regente da orquestra Cachoeira Grande, Ilcenara Klem, regente dos coros Infantus, Fraterna e Anos Dourados de Pedro Leopoldo e Claudiomarcus Serafim, professor de trompete e regente da Banda de música da Escola de Música da UEMG, trompetista da orquestra sinfônica de Minas Gerais. “A ideia é valorizar os artistas locais, popularizar a música vocal, além de oferecer ao público o acesso à cultura e estimular o interesse na participação de projetos musicais como um todo”, reforçaram os organizadores.

As oficinas acontecerão no Espaço Multiuso da Secretaria de Educação (com entrada independente pela Rua Maurício Azevedo) aos sábados, sempre das 8:30 às 12 horas e englobam diversos temas, entre eles, seleção e classificação vocal, dinâmicas e atividades para coro, aspectos técnicos da regência e outros. O encerramento contarád com o Encontro de Corais, do dia 4 ao dia 6 de outubro, às 20 horas, na Igreja Matriz.

Estão abertas as inscrições para o 1º Seminário Carste em Pedro Leopoldo (MG) – Patrimônio ambiental: dialogar, conhecer e preservar. O evento reunirá renomados profissionais nos dias 11 e 12 de setembro, das 8h30 às 17h30, no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (antigo Lanagro), para abordar as características da Área de Proteção Ambiental (APA) Carste de Lagoa Santa. Serão realizadas rodadas de apresentações seguidas por mesa-redonda. A participação é gratuita, com vagas limitadas, e as inscrições podem ser feitas pelo site Sympla.

O seminário é uma realização do Comitê de Ação Participativa (CAP), da LafargeHolcim e da ONG Lagoa Viva, em parceria com o ICMBio e APA Carste Lagoa Santa. Das 350 vagas, 150 estão reservadas para os alunos do 3.⁰ ano do Ensino Médio de seis escolas da rede pública e particular de Pedro Leopoldo. Representantes de municípios que fazem parte da APA Carste e região também participam do evento.

“É uma oportunidade de aproximação com outros atores da área ambiental e com a população, além de capacitar nossa própria equipe, com um corpo de palestrantes altamente qualificado”, aponta o gerente de Meio Ambiente da LafargeHolcim Brasil, Bruno Hallak.

Gerente da unidade da LafargeHolcim em Pedro Leopoldo, Alexandre Ruas destacou a importância de se conhecer melhor o patrimônio ambiental e histórico da região. “Com o Seminário, vamos contribuir ainda mais para a preservação do meio ambiente, dar visibilidade ao grande potencial turístico da região, por conta dos sítios arqueológicos. Será uma oportunidade ímpar de aprendizado, com palestrantes de gabarito nacional”, ressaltou o gerente.

Em 2017, o CAP realizou uma pesquisa em Pedro Leopoldo, e verificou que a maioria dos entrevistados demonstraram interesse na temática ambiental (rios, matas, animais e coleta seletiva). “O seminário vai informar a população sobre nossa região cárstica e incentivará mais pessoas a atuar em defesa do meio ambiente”, observou Viviane Schaberle Toledo, membro do CAP.

O Seminário conta com o apoio do Instituto LafargeHolcim, do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, CBH Rio das Velhas, Subcomitês Ribeirão da Mata e Carste, Prefeitura de Pedro Leopoldo e Câmara de Pedro Leopoldo.

Sobre o Comitê de Ação Participativa (CAP)

O Comitê de Ação Participativa (CAP) é fomentado pela LafargeHolcim e pelo Instituto LafargeHolcim desde 2015. O grupo busca promover o desenvolvimento da comunidade por meio da construção coletiva e participativa de estratégias e ações, com foco em Juventude, Meio Ambiente e Intersetorialidade (integração entre público, privado e sociedade). O CAP é composto por 15 lideranças da comunidade, que fazem trabalho voluntário.

PROGRAMAÇÃO DO 1º SEMINÁRIO CARSTE EM PEDRO LEOPOLDO

11/09 (Quarta-feira)

MANHÃ

08h30 às 09h – Credenciamento e Boas-vindas

09h às 10h10 – Abertura

                . Apresentação Cultural – Meninas de Mocambeiro

                . Sessão de Abertura

10h10 às 10h45 – Missão Franco-Brasileira na região de Lagoa Santa

Dr. Andre Prous (UFMG)

10h45 às 11h20 – Morte e vida na Lapa do Santo

Dr. André Menezes Strauss (USP)

11h20 às 11h55 – Achados da mega fauna pleistocênica na região

Dr. Castor Cartelle Guerra (PUC Minas)

11h55 às 12h35 – Mesa-redonda com palestrantes

Felipe Brito (Moderador)

12h35 às 14h – Almoço (Refeitório LFDA)

TARDE

14h às 14h10 – Apresentação Cultural – Sarau Amor marginal

14h10 às 14h45 – Estudo da Lagoa de Santo Antônio

Dr. Michel Fontes (Fonntes Geotécnica)

14h45 às 15h20 – Avaliação da vulnerabilidade intrínseca do aquífero cárstico da APA Lagoa Santa

Dra. Leila Nunes Menegasse Velásquez (UFMG)

15h20 às 15h35 – Coffee

15h35 às 16h10 – Dinâmica do aquífero e traçadores

Dr. Paulo Fernando Pereira Pessoa (Consultoria Hidrovia)

16h10 às 16h45 – Explotação da água na APA Carste e seus desafios

Sr. Luiz Otávio Baumgratz Delgado (Copasa)

16h45 às 17h25 – Mesa-redonda com palestrantes

Felipe Brito (Moderador)

17h25 às 17h30 – Encerramento das atividades do primeiro dia

12/09 (Quinta-feira)

MANHÃ

08h30 às 09h – Credenciamento e Boas-vindas

09h às 09h25 – Abertura

                . Apresentação Cultural – Guardiões da Reciclagem

(Escola Municipal Heitor Cláudio Sales)

09h25 às 10h – Importância das áreas de influência espeleológica

Msc. Maurício Carlos de Andrade (CECAV)

10h às 10h35 – Modelo aplicado para definição das áreas de influência do patrimônio espeleológico

Msc. Tatiana Souza (Carste Ciência e Meio Ambiente)

10h35 às 10h55 – Coffee

10h55 às 11h30 – Desafios para conservação do patrimônio espeleológico

Dr. Allan Silas Calux (SBE)

11h30 às 12h10 – Mesa-redonda com palestrantes

Felipe Brito (Moderador)

12h10 às 12h20 – Orientações do dia

12h20 às 14h – Almoço (Refeitório LFDA)

TARDE

14h às 14h10 – Apresentação Cultural – Coral Clave de Sol

(Escola Estadual Magno Claret)

14h10 às 14h45 – APA Carste Lagoa Santa

Dr. Antônio Calazans (ICMBio)

14h45 às 15h20 – Unidade de conservação e potencial turístico

Sr. Rinaldo José de Souza (IEF)

15h20 às 15h35 – Coffee

15h35 às 16h10 – Sítio Ramsar

Dr. José Eugênio Côrtes Figueira (UFMG)

16h10 às 16h50 – Mesa-redonda com palestrantes

Felipe Brito (Moderador)

16h50 às 17h30 – Sessão de Encerramento

 

 Prefeitura inicia processo de criação de Ouvidoria do transporte público de Pedro Leopoldo, para identificação, junto aos usuários, de possíveis irregularidades do transporte coletivo urbano do município. O órgão de trânsito de Pedro Leopoldo irá disponibilizar em breve dois telefones, um para ligações e outro de whatsapp para envio de vídeos, textos e áudios contendo reclamações, sugestões e qualquer tipo de insatisfação dos usuários com relação aos serviços.

A criação da Ouvidoria do Transporte fará parte da elaboração da Ouvidoria Geral do Município, processo que está em fase final na Procuradoria do Município, através de um Projeto de Lei que será encaminhado para a Câmara Municipal. “Com a Ouvidoria o cidadão poderá acionar a TransPL no momento do fato que ele considerar irregular, abusivo ou ilegal, e uma equipe será designada de imediato para resolver qualquer possível infração que seja denunciada.

De posse do registro destas informações, elas ainda serão formalizadas e encaminhadas oficialmente para a Unir que terá até dez dias para oferecer a resposta e solução do problema. Pedimos que tão logo sejam disponibilizados, que os telefones sejam usados exclusivamente com esta finalidade, evitando assim que o que realmente importa possa não ser resolvido com o imediatismo que a questão exige”, disse o Coronel Alberto Luis, Secretário de Segurança Pública de Pedro Leopoldo, pasta responsável pela TransPL.

Nesta primeira fase de implantação da Ouvidoria, a TransPL já está buscando também a instalação do Disque BusPL, uma linha de telefone própria que terá a mesma função das demais linhas diretas com o órgão de trânsito, mas que terá ainda outras finalidades, como a disponibilização de diversas informações de interesse coletivo, reforçando a transparência da iniciativa. “São ações que reforçam o comprometimento desta gestão em busca de melhorias do serviço de transporte público de Pedro Leopoldo. É um importante passo e continuamos ativos na fiscalização e cobranças junto à empresa, para que a mesma possa ofertar sempre um serviço da melhor qualidade para todos os usuários do transporte coletivo da cidade”, concluiu o Coronel Alberto.

De acordo com a Procuradoria do Município, o Projeto de Lei criando a Ouvidoria Geral deve ser enviado ao Legislativo nos próximos 15 dias e, após a aprovação da Câmara e sanção da Lei pelo Prefeito Municipal, a Ouvidoria estará apta a ser implantada e os respectivos telefones serão amplamente divulgados.

Página 1 de 3